Just-in-time o que é e como implementar?
O desafio de aprender algo novo parece esmagador? Ou você já se sentiu perdido ao se deparar com uma nova habilidade que quer aprender, mas não sabe por onde começar?
A chave para aprender algo novo é focar em uma habilidade ou informação específica que pode ser aplicada imediatamente. Isso é chamado aprendizagem just-in-time.
Este conceito pode ser implementado em todas as áreas da vida. A maioria das pessoas, no entanto, o usa no local de trabalho, onde ele efetivamente aumenta a produtividade.
Aprendizagem just-in-time aumenta a produtividade porque é motivador ver constante e imediatamente os resultados do conhecimento que você acabou de adquirir. Naturalmente, essa gratificação incentiva você a adquirir ainda mais conhecimento e colocá-lo em bom uso.
O truque aqui é alternar entre o modo de produção e o modo de pesquisa para que você esteja sempre crescendo e adquirindo a experiência certa com o que estiver aprendendo.
Neste artigo, definiremos o aprendizado just-in-time (ou JITL para abreviar), a origem dessa teoria e um processo de cinco etapas para implementação.
O que é aprendizagem just-in-time?
A aprendizagem just-in-time envolve a assimilação rápida de pequenas partes do conteúdo quando o aluno precisa da informação. As pessoas conseguem absorver informações rapidamente quando precisam, especialmente quando enfrentam uma lacuna de conhecimento que as impede de realizar seu trabalho.
O JITL no local de trabalho é uma excelente maneira para os empregadores comunicarem conhecimento essencial aos seus funcionários. Uma vez que uma empresa tenha uma plataforma de aprendizagem que possa ser facilmente acessada por todos os funcionários rapidamente a qualquer momento, os ativos de treinamento podem estar disponíveis quando necessário.
Como aprendiz, o JITL acontece quando você presta atenção exclusivamente às informações que pode implementar imediatamente. Isso significa que você está apenas aprendendo o conhecimento ou habilidade aplicável a um desafio atual que você identificou. Depois de aprender, você aplica imediatamente seu novo conhecimento ao problema que está enfrentando, o que ajuda a fixar a lição em seu cérebro para que você possa realmente entendê-la.
Pesquisar vinculou a prática deliberada com retenção de conhecimento. Isso significa que muitas vezes não é suficiente simplesmente ouvir informações para lembrá-las e implementá-las mais tarde. Em vez disso, os alunos devem aplicar seus novos conhecimentos em um ambiente real, onde o aprendizado just-in-time entra em cena.
Qual é a origem da teoria da aprendizagem just-in-time?
A origem da aprendizagem just-in-time é geralmente atribuída à empresa automobilística Toyota. Esta empresa japonesa criou um sistema de produção em que as peças chegam ao armazém exatamente quando estão prontas para serem distribuídas ou “just in time”.
Ao fazer isso, a Toyota conseguiu reduzir significativamente a quantidade de estoque inativo.
O método anterior de ter um grande estoque de peças espalhadas em um depósito foi substituído, e a maioria das grandes empresas de automóveis copiou esse sistema de produção de alguma forma. Esse conceito também foi aplicado à maneira como as pessoas aprendem.
Quando se trata de aprendizado, a tecnologia continua a progredir em ritmo acelerado, o que aumentou as expectativas das pessoas. Ao contrário de 15 anos atrás, agora esperamos que as informações estejam disponíveis na ponta dos dedos imediatamente. As pessoas dão muito valor ao seu tempo e não querem esperar pelas informações de que precisam.
Por exemplo, as pessoas costumavam ter que esperar o jornal sair para conferir os horários dos cinemas ou esperar o noticiário da noite para saber o que está acontecendo no mundo todo. Agora, todas essas informações estão disponíveis em smartphones e podem ser acessadas a qualquer momento.
Essas mudanças culturais alteraram a maneira como abordamos o aprendizado e o treinamento no local de trabalho e em nossas vidas pessoais. Os funcionários de hoje esperam que a assistência e o treinamento relacionados ao trabalho estejam acessíveis sempre que necessárioassim como outras fontes de informação. É aqui que entra a abordagem JITL.
Embora não haja uma definição para aprendizagem just-in-time, a ideia principal é que seja uma abordagem para fornecer aos indivíduos (por exemplo, funcionários) as informações de que precisam no momento exato em que precisam.
Dessa forma, os funcionários podem aprender a solução para um problema que estão enfrentando e, então, aplicá-la imediatamente para atender às suas necessidades. As empresas geralmente usam métodos de treinamento just-in-time para dar aos funcionários acesso às informações certas quando e onde eles mais precisam.
Este serviço sob demanda é benéfico para treinar alguém com uma necessidade específica, porque essa necessidade pode ser atendida imediatamente, e o tempo não é mais desperdiçado enquanto a pessoa fica parada em um obstáculo.
No local de trabalho, as empresas fornecem recursos de aprendizagem acessíveis que contêm pequenos blocos de informações necessárias para uma tarefa ou problema específico no trabalho.
Por exemplo, um funcionário pode precisar resolver um problema de produto imediatamente. Com o aprendizado just-in-time, ele ou ela não precisa mais esperar por uma sessão de treinamento para resolver o problema porque as informações necessárias estão acessíveis em seu smartphone.
Em tais casos, os alunos normalmente não têm muito tempo para se dedicar ao treinamento, então eles acessam informações fáceis de digerir que abrangem os fundamentos. Esses pequenos pedaços de informação também podem apontar os alunos para informações mais detalhadas, se necessário.
Determinar quais recursos de treinamento devem estar disponíveis para sua equipe “just in time” pode ser difícil, mas é importante. É essencial falar com a equipe primeiro e pedir sugestões, porque eles são os que sabem o que precisam e que usarão as soluções de aprendizagem. Descubra quais informações beneficiariam mais seus funcionários para ter em mãos todos os dias.
Esses recursos de aprendizagem têm conteúdo valioso, e as empresas se esforçam para garantir que seus funcionários estejam cientes disso e saibam como usá-lo.
Como tudo o mais, há desvantagens na aprendizagem just-in-time.
Uma desvantagem é que o JITL pode ser arriscado para pessoas que lutam para permanecer no tópico. É preciso haver um esforço concentrado para usar o conhecimento que você acabou de adquirir antes de pular para outro tópico. Ao usar o aprendizado just-in-time, pular de uma meta para outra pode ser tentador sem realmente realizar nada.
Depois de aplicar os passos iniciais, você aprende o próximo passo, implementa-o e assim por diante. Todas essas microaulas se somam rapidamente e, antes que você perceba, pode ter concluído um processo inteiro de passos para uma nova habilidade com a qual não estava familiarizado antes de se envolver no aprendizado just-in-time.

5 Passos para Implementar o Conceito
1. Mergulhe totalmente em uma habilidade.
Mergulhe diretamente em um tópico específico. Aprenda tudo o que puder. Ler livros sobre o assunto é útil, ouvir podcasts, fazer um curso online e aprender por meio de vídeos do YouTube. Você pode até contratar um coach ou conhecer pessoas com os mesmos interesses online ou na sua comunidade.
Isso ajudará você a mudar seu aprendizado de passivo para ativo. Em vez de ficar sentado em uma sessão de treinamento de uma hora para obter informações que você "pode" precisar saber um dia, você está sendo proativo com seu tempo ao se cercar de informações que você sabe que serão úteis para você.
As pessoas aprendem melhor quando conseguem vincular o que estão aprendendo e exemplos do mundo real. Colocar as informações que você está aprendendo em contexto ajudará você a desenvolver a confiança necessária para aplicá-las.
2. Identifique sua necessidade ou desafio atual.
Identifique qual habilidade ou conhecimento você precisa aprender. Essa necessidade é seu “desafio atual”. Aprenda tudo o que puder sobre esse desafio específico. Domine-o. Então, coloque as informações que você está aprendendo em ação. Você pode fazer os ajustes necessários conforme avança.
Entender onde estão suas lacunas de conhecimento é um ponto crítico para começar ao avaliar o tipo de ajuda que você pode precisar. O único sobre o JITL é que você frequentemente não saberá onde está sua lacuna de conhecimento até que você a encontre.
No entanto, se você tiver uma ferramenta de aprendizagem pronta para uso, poderá preencher essa lacuna rapidamente no último minuto e conseguir seguir em frente com seu projeto.
3. Faça anotações e crie itens de ação.
Identificar seu desafio atual ajuda você a saber quais informações são valiosas para sua autoeducação. Tome notas. Registre todas as ideias e informações que você encontrar enquanto aprende uma nova habilidade em um hub central que você pode consultar mais tarde.
Isso significa que você pode cortar o que for irrelevante para seu trabalho se estiver assistindo a um vídeo sobre um tópico. Você pode resumir as informações estritamente ao que é útil para você e ignorar o resto. Crie um plano passo a passo para superar o obstáculo que você enfrenta para que possa trabalhar nele de forma eficiente.

4. Seja consistente com a prática diária.
Trabalhe na nova habilidade que você está aprendendo por pelo menos 30 minutos diariamente. Crie o hábito de reservar um tempo pelo menos uma vez por semana para agendar tarefas relacionadas à sua autoeducação. Crie prazos pessoais para hábitos que você está desenvolvendo para uma habilidade específica. Fazer essas coisas ajudará você a incorporar seu novo conhecimento em sua vida até que se torne uma segunda natureza.
À medida que você continua aprendendo coisas novas usando o JITL, você pode desenvolver as habilidades que você desenvolve. Praticar essas habilidades é uma parte importante de aprender como incorporá-las à sua vida cotidiana e expandir o que você aprende.
5. Diga “não” às distrações.
Uma das maiores distrações que você terá ao implementar o hábito de aprendizado just-in-time são as atividades nas quais você está "um pouco interessado". Aprenda a dizer não a distrações não relacionadas ao seu tópico de interesse atual. Filtre informações e salve ideias que valem a pena perseguir um dia em um arquivo. Eu as armazeno em uma pasta específica no Evernote.
Esses tópicos podem ser considerados problemas de aprendizagem “para o caso de” em vez de “na hora certa”. No entanto, uma vez que você use as informações, você provavelmente terá esquecido o que aprendeu. Manter essas distrações sob controle e revisitá-las somente se elas surgirem na sua vida prática e cotidiana é essencial.
A sobrecarga de informação é algo real que pode impedi-lo de aprender informações valiosas. Quando estiver aprendendo algo, você deve se perguntar:
Responder a essas perguntas ajudará você a eliminar algumas informações que provavelmente não precisará.
Considerações finais sobre a teoria da aprendizagem just-in-time
Hoje, aprendemos sobre o conceito de aprendizagem just-in-time. Essa ferramenta de autoeducação nos dá maestria em qualquer coisa nova ao focar em aprender habilidades específicas que podem ser implementadas imediatamente.
Também aprendemos que há cinco etapas para desenvolver o hábito de aprendizagem just-in-time:
- – Mergulhar totalmente em uma habilidade
- – Identificar sua necessidade ou desafio atual
- – Tomar notas e criar itens de ação
- – Ser consistente com a prática diária
- – Dizer não às distrações
Aplicar esse conceito de aprendizado melhora drasticamente a produtividade em todas as áreas da sua vida. No geral, ter uma boa mistura é vital. É essencial gastar algum tempo aprendendo os fundamentos do seu trabalho ou nova habilidade, ao mesmo tempo em que cria uma estrutura de recursos aos quais você pode recorrer quando não sabe algo.
Aprenda mais sobre aprendizagem conferindo nossa postagem sobre como aprender qualquer coisa rápido hoje!
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