Ancine Apresenta Novos Painéis Interativos Sobre Produção Audiovisual e Coproduções Internacionais
A Ancine anunciou na última sexta-feira, dia 16, o lançamento de dois novos painéis interativos no Portal do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA): o Quadro Interativo da Produção Audiovisual Brasileira e o Quadro Interativo de Coproduções Internacionais. De acordo com a agência, esses painéis serão atualizados mensalmente.
O Quadro Interativo da Produção Audiovisual Brasileira é composto por sete abas que oferecem uma visão detalhada das obras brasileiras registradas desde 2002, podendo ser filtradas por períodos de 10 anos ou 12 meses, conforme o interesse do usuário. Os dados apresentados são baseados nos registros da Ancine e nos Certificados de Produto Brasileiro (CPBs) emitidos, com informações fornecidas pelos próprios produtores.
Nas diferentes abas, é possível encontrar informações sobre a localização das produtoras, a classificação, o tipo e as características das obras, assim como o meio de exibição original e as fontes de financiamento utilizadas. Uma das abas permite ainda consultar os CPBs emitidos desde 2002, com opções de pesquisa filtradas por ano, localidade, classificação e tipo de obra.
Em 2023, o volume de obras registradas alcançou um recorde histórico. Desde 2002, já foram emitidos 51.480 CPBs, sendo 8.326 longas-metragens e 10.862 séries. Os curtas-metragens representam 41% de todas as obras certificadas, enquanto documentários, videomusicais e ficções correspondem a 26%, 25,4% e 25%, respectivamente. A animação, por outro lado, representa apenas 6,2% do total de obras registradas. Vale destacar que mais da metade das produções, 27.901, são independentes.
A concentração de produções no eixo Rio de Janeiro/São Paulo é significativa, com cerca de 72% dos CPBs emitidos nesses estados, totalizando 36.933 registros.
Quanto ao meio de exibição original, a TV por assinatura lidera com 16.416 obras certificadas desde 2002, seguida pelas salas de cinema, com 4.943 obras. Apenas 935 CPBs foram emitidos para obras cujo segmento inicial era o Video On Demand (VOD).
Outro dado interessante é que, excluindo os videomusicais, a maior parte das obras ao longo dos anos foi financiada por fontes externas à Ancine, como ocorreu em 2022, quando 1.154 produções contaram com esses recursos, em comparação a 249 financiadas pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e 108 pelas leis de incentivo geridas pela agência reguladora.
Coproduções Internacionais
O Quadro Interativo de Coproduções Internacionais, por sua vez, contém três abas que apresentam informações sobre as parcerias internacionais firmadas desde 2002. Assim como no outro painel, os dados são baseados nos CPBs emitidos pela Ancine.
Portugal, Argentina e França são os principais parceiros internacionais das produções brasileiras. Das 489 coproduções registradas, 95 contaram com Portugal, enquanto Argentina e França aparecem empatados em segundo lugar, com 89 produções cada. Os anos de 2019, 2015 e 2023 foram os mais produtivos nesse sentido, com 45, 40 e 38 coproduções registradas, respectivamente.
Transparência e Acesso a Dados
Essas novas ferramentas se somam aos outros quatro painéis interativos já disponíveis no site da Ancine: "Quadro de Agentes Econômicos", "Quadro de Produtoras Brasileiras Independentes e Classificação de Nível", "Quadro Complexos e Salas de Exibição" e "Quadro Indicadores do Mercado de Exibição".
Todos os painéis utilizam dados abertos da Ancine, acessíveis através do Portal de Dados Abertos. O objetivo, segundo a agência, é promover maior transparência e melhorar a qualidade dos dados do setor audiovisual, apresentando-os de forma mais acessível ao público.
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