Dia D: Governo de SP vai às ruas no Dia Internacional do Pedestre
Quinta-feira, 8 de agosto, terá ações de conscientização em todo o estado, organizadas pelas dezoito superintendências do Detran-SP porquê segmento da campanha educativa que dá início a uma ampla política em resguardo do pedestre nos próximos anos.
Segmento mais frágil do trânsito, o pedestre é uma vítima em potencial. Um potencial que tem, infelizmente, se tornado cada vez mais real. O primeiro semestre de 2024 é o mais mortífero para os pedestres nos últimos cinco anos no estado, segundo as estatísticas do Infosiga, portal de dados viários do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Foram 700 mortes, contra 585 no mesmo período do ano pretérito, 678 óbitos de janeiro a junho em 2022 e 678 em 2019. De 2023 a 2024, o propagação nas mortes por atropelamento é de 19,7%. Para frear essa tendência, o Governo de São Paulo põe na rua sua novidade campanha educativa, “Sinal de saudação”, com peças em TV, mídia do dedo, impressa e externa, frases porquê “Toda filete de pedestre é um sinal de saudação” e uma série de ações pelo estado na próxima quinta-feira, 8, Dia Internacional do Pedestre.
O Dia D do Pedestre, porquê tem sido chamado, terá programação nas dezoito superintendências do Detran-SP – na capital e nas dezessete regiões em que litoral e interno estão divididos pelo órgão – para invocar tanto motoristas porquê transeuntes para a responsabilidade de respeitar a filete de pedestres. O planta de ação, criado pela gerência de Ensino para o Trânsito da autonomia com dados do Infosiga, prioriza locais com maior número de sinistros no estado. Na região de Araraquara foram registrados ao menos dezenove atropelamentos no primeiro semestre deste ano, e uma morte, se consideradas as cidades de Matão (seis sinistros, sem vítimas fatais), Boa Esperança do Sul (nenhum registro) e o próprio município de Araraquara (treze sinistros, com uma morte).
Em 2023, os números foram muito mais dramáticos: 60 atropelamentos e cinco mortes no mesmo período, divididos entre Matão (dezesseis sinistros, uma morte) e Araraquara (43 sinistros, quatro óbitos). Apesar da melhora vista em 2024, é provável e preciso deixar o trânsito mais seguro. Para isso, chega a novidade campanha educativa.
Agenda educacional
O Dia D acontecerá pela região, com ações de conscientização para um trânsito seguro nas ruas, onde haverá distribuição de material da campanha, porquê os bottons e as mãos sinalizadoras que indicam o pedido do pedestre para ter saudação ao encruzar, e uma atividade em formato de quiz.
– Matão, das 9h às 12h, no interceptação da Rui Barbosa com Sete de Setembro, Meio
– Boa Esperança do Sul: às 8h, em frente à Prefeitura (rua Dr. Carlos Botelho, 231, Meio) às 10h, em frente à Escola Municipal Ana Maria Mazzali (rua Manoel de Marins, 585, Meio)
– Araraquara: a partir das 8h, na Base Comunitária de Ensino para o Trânsito (Cidade Mirim)
Nesta quarta, 7, a região contou ainda com uma ação educativa para alunos do 1° Ano Fundamental da Escola Municipal Atemaro Rodrigues de Souza, da cidade de Américo Brasiliense.
Em todo o estado, as ações terão o esteio da Polícia Militar, da CET (Companhia de Engenharia de Tráfico), da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e da ARTESP – Filial de Transporte do Estado de São Paulo, que vai exibir mensagens educativas nos painéis das estradas.
“Salvar vidas é compromisso do Detran-SP, que se empenha em promover uma maior segurança viária em todo o estado”, afirma o diretor-presidente do órgão, Eduardo Aggio. A campanha dá início a uma ampla política de esforços em resguardo do pedestre, que deve pautar iniciativas do Detran-SP nos próximos anos.
Sinal de saudação: a campanha
Está no Código de Trânsito Brasiliano (CTB): a prioridade na via é de quem transita a pé. Essa preceito, porém, nem sempre é respeitada. Foi para falar sobre saudação e salvar vidas que o Detran-SP idealizou a novidade campanha e convidou, para comandá-la, o filósofo e professor Clóvis de Barros Fruto, publicado por suas falas sobre moral, moral e urbanidade. “Desenhamos uma campanha educativa para falar à espírito do cidadão paulista. Quando as primeiras propostas foram trazidas, o nome do professor Clóvis de Barros Fruto despontou. Juntos, salvaremos vidas”, diz Eduardo Aggio.
Nas diversas mídias pelas quais se espalhará, a campanha terá diferentes momentos, ora com foco nos motoristas, lembrando-os de sua responsabilidade na via pública, ora dirigida aos pedestres, chamando atenção para os cuidados ao encruzar a rua: respeitar a filete, caminhar sem distração e, caso não haja filete delimitada, fazer contato visual e erguer a mão para o condutor, pedindo que pare. “Motorista: pare antes de toda filete. Inclusive daquelas que não têm sinal”, diz Barros Fruto numa das peças. “Empatia é se colocar no lugar do outro. Inclusive na hora de encruzar na filete”, diz em outro momento. Finalmente, há sinistros causados por transeuntes ao celular.
A prioridade do pedestre é definida pelo item 70 do CTB. Já os artigos 214 e 170 enquadram porquê infração grave ou gravíssima o desrespeito, por segmento do motorista, à passagem do viajor.
A infração grave, com multa de R$195,23 e 5 pontos na carteira pátrio de habilitação (CNH), acontece quando o motorista avança enquanto o pedestre atravessa a via transversal ou fora da filete a ele destinada. A infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH, se dá quando o motorista desrespeita o pedestre que integra um grupo prioritário (crianças, idosos, portadores de deficiência física e gestantes), estando esse pedestre sobre a filete ou em meio à travessia, mesmo que o semáforo abra. Já ameaçar um pedestre – anote aí o item 170 – também é infração gravíssima e leva à suspensão da CNH.
Números desenham o cenário
Apesar de todos esses artigos, dados do Infosiga mostram que o CTB é muitas vezes ignorado. A consequência é o sacrifício do pedestre, sobretudo se ele tem a partir de 35 anos e é varão. Eles são maioria em relação a elas: 79% dos óbitos por atropelamento no estado de São Paulo, neste ano, vitimaram pessoas do gênero masculino, indica o portal do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito, o Infosiga, reformulado em parceria com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS, na {sigla} em inglês).
Quanto à idade, a mortalidade cresce à medida que ela avança: neste ano, em todo o estado, houve doze vítimas fatais por atropelamento no estrato de 15 a 19 anos. Na filete etária de 25 a 29, o número sobe para quarenta. Mas, a partir dos 35, o volume de óbitos é ainda maior: 59. O grupo de 45 a 49 anos soma 79 mortes em 2024. A quantidade de vítimas fatais diminui um pouco na sequência das faixas etárias, mas continua cimeira. O estrato de 80 anos em diante já conta 65 mortes em 2024.
Para reduzir esses números, o Detran-SP adota medidas em diferentes frentes. Além das campanhas educativas e das ações de fiscalização, porquê a Operação Direção Segura Integrada (ODSI), que vai às ruas em parceria com as polícias Militar, Social técnico-científica, e de sua atuação em fóruns com outros atores do ecossistema de trânsito, porquê o recém-criado Sistran (Sistema Estadual de Trânsito), o órgão realiza um dos maiores programas de redução aos sinistros do Brasil, o Saudação à Vida.
O programa investe recursos oriundos das multas de trânsito para transformar episódios negativos em proteção à vida, executando de infraestrutura e sinalização, porquê pinturas de faixas, em municípios paulistas. Unicamente em 2023, foram aplicados mais de R$ 302 milhões no Saudação à Vida. O programa também é responsável pela gestão do Infosiga, portal que é pioneiro no Brasil no tratamento e divulgação de estatísticas mensais e balanços semestrais e anuais sobre vítimas de trânsito. Seus dados, informações sobre todos os 645 municípios de São Paulo, são evidências valiosas para o embasamento de políticas públicas de segurança viária no estado.
Gerido pela Secretaria de Gestão e Governo Do dedo, por meio do Detran-SP, o Saudação à Vida envolve ainda as secretarias de Informação, Ensino, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Do dedo (SGGD), do governo paulista, trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de superioridade aos cidadãos, baseados em valores porquê saudação, integridade, segurança e eficiência.
Atualmente, está implementando a transformação do dedo para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o chegada aos serviços públicos. Muro de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma do dedo.
Porquê o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 milénio Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 milénio documentos por dia.
(Assessoria de Prelo – Detran-SP)
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