Varejo de RP projeta subida de 5% no Dia dos Pais
Os lojistas de Ribeirão Preto esperam um incremento médio entre 3% e 5% nas vendas do Dia dos Pais – festejado neste domingo, 11 de agosto –a quarta data mais importante do calendário varejista, na verificação com o mesmo período do ano pretérito, quando houve incremento de 2,6%, segundo levantamento do Meio de Pesquisas do Varejo (CPV). O tíquete médio do presente deve variar entre R$ 200 e R$ 250.
O CPV é mantido por Sindicato do Negócio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp) Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-RP), entidades que representam oficialmente o varejo em 44 cidades da macrorregião. Se o resultado for confirmado, agosto vai quebrar uma série de três quedas consecutivas.
Os dados de julho ainda não foram divulgados, mas costuma ser um período intermediário devido às férias escolares. As vendas fecharam junho no vermelho, com déficit de 1%, posteriormente retração de 2% em abril e de 3,5% em maio – o Dia dos Namorados, Agrishow e Dia das Mães, respectivamente, não foram suficientes para gerar superávit.
Segundo Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV, “teremos um pico de vendas até 11 de agosto, Dia dos Pais, e uma disposição proveniente no restante do mês. Importante evidenciar que o progresso das obras de corredores de ônibus, em peculiar no Meio, gerou melhora no entrada às lojas”, afirma.
“A flexibilização de corredores de ônibus em onze vias da cidade, que passaram de tira exclusiva para tira preferencial, também deve ajudar um pouco”, diz. “O Dia dos Pais abre o calendário varejista do segundo semestre. O desempenho das vendas nessa data servirá uma vez que um ‘termômetro’ do que virá pela frente até o Natal”, explica Diego Galli Alberto.
A expectativa de vendas para o Dia dos Pais, em Ribeirão Preto, vai ao encontro da projeção da Confederação Vernáculo do Negócio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que é para um incremento médio de 4,7%. Os maiores volumes de vendas tendem a se concentrar em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Intenção de compra – Com base em dados da Confederação Vernáculo de Dirigentes Lojistas (CNDL)/SPC Brasil/Offerwise Pesquisas, o CPV projeta que 67% dos consumidores ribeirão-pretanos devem ir às compras para o Dia dos Pais. O percentual é muito próximo do índice pátrio que é de 68%.
Em relação às compras pretendidas, 32% esperam gastar mais nesse ano, 35% pretendem gastar o mesmo valor de 2023 e 19% menos. Entre os entrevistados, 70% consideram que os preços dos presentes para o Dia dos Pais 2024 estão mais caros do que no ano pretérito. 78% dos consumidores pretendem pesquisar preços.
Campeões de vendas – Os produtos campeões de vendas no Dia dos Pais 2024, serão roupas, calçados, acessórios masculinos (cintos, carteiras, óculos e etc.), artigos esportivos, perfumes, relógios, celulares/tablets/notebooks, aparelhos de TV e demais eletroeletrônicos, livros, cervejas artesanais, utensílios para churrasco e gourmet.
“Percebemos que, cada vez mais, filhos e filhas buscam presentes que tenham relação direta com a as necessidades do pai homenageado. É concertar no presente mostrando que nem sempre o mais custoso é o melhor. Às vezes uma caneca do time do coração ou alguma coisa de que o pai precise no dia-a-dia, podem aprazer muito mais”, explica.
Modalidades de pagamento – Em relação à forma de pagamento, 75% pretendem remunerar os presentes à vista enquanto 34% comprarão parcelado. 31% pagarão pelo cartão de crédito parcelado, 38% via PIX e 21% no cartão de débito. Entre os que pretendem parcelar as compras, 30% devem optar por remunerar em três vezes e 22% em quatro vezes. Em média, serão feitas quatro prestações.
Físico x Do dedo – Em Ribeirão Preto, o CPV projeta que 72% dos consumidores comprarão em lojas físicas, percentual um pouco supra da projeção pátrio que é de 69%. 42% farão alguma compra na internet (a projeção pátrio é de 40%). “Uma vez que Ribeirão Preto é uma capital regional de consumo, a tendência é de que milhares de clientes da região venham comprar cá, tanto no transacção de rua quanto nos shoppings, aproveitando para passear”, diz Galli.
“Ainda mais nesse período logo posteriormente o dia do pagamento. É grande o número de pessoas que precisa comprar mais de um presente no Dia do Pais. Sendo assim, hoje é muito generalidade a subdivisão das compras entre loja física e internet. O cliente sempre procura opções com variedade de produtos, promoções e preço”, emenda.
“A pesquisa CNDL/SPC Brasil/Offerwise, mostra que 48% dos consumidores destacam o preço uma vez que principal fator na hora de deliberar a compra, enquanto 36% apontam a qualidade dos produtos, 31% as promoções e descontos e 25% o frete gratuito uma vez que grande influência”, completa.
Esforço do consumidor – Outro apontamento da pesquisa é que 24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem para presentear no Dia dos Pais. 43% afirmam que o principal motivo é a vontade de retribuir o carinho e o esforço do pai, 29% por considerar que o presente é um gesto importante e 25% por terem o prática de presentear pessoas queridas.
Por outro lado, 24% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem com os presentes de Dia dos Pais e 10% pretendem deixar de remunerar alguma conta para realizar a compra. Outrossim, 35% dos consumidores que pretendem presentear estão atualmente com o pagamento de alguma conta em tardada, sendo que 65% destes também estão com o nome negativado.
Lojas devem perfurar à noite
Para levante Dia dos Pais, festejado no próximo domingo, 11 de agosto, haverá horário estendido de funcionamento no transacção varejista de Ribeirão Preto na sexta-feira (9), com início facultativa até as 22 horas, e no sábado (10), até as 18 horas, conforme Convenção Coletiva de Trabalho.
Foi firmada entre Sindicato do Negócio Varejista (Sincovarp) e Sindicato dos Comerciários (Sincomerciuários). Os quatro shopping centers funcionarão normalmente no sábado (10), das 10 às 22 horas, e no domingo (11), das 14 às 20 hora, também segundo a CCT. As praças de sustento e as áreas de lazer (uma vez que os cinemas) também atenderão no domingo
Esse cláusula é uma releitura de:...
Veja também: