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A resposta de Steve Jobs que ecoa até hoje

Um dos homens que ajudaram a edificar nascente mundo tecnológico de hoje, em que é verosímil utilizar o celular para atividades uma vez que apostar em hoquei no gelo, resolver problemas bancários e assinar documentos digitalmente, foi certamente Steve Jobs.

Gênio criativo, Jobs também era um varão franco, que sabia falar sobre gestão e desenvolvimento de produtos sem recorrer para chavões vazios. Em suas palavras, era verosímil sentir a sinceridade de alguém que conectava ideias a partir de sua experiência, sem querer emular conceitos contidos em best-sellers.

E uma de suas respostas mais épicas aconteceu na Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple, realizada em 1997, logo depois Jobs retornar para a empresa da qual havia sido expulso.

Passados quase 30 anos daquele evento, a resposta ainda ecoa mundo afora e tem ajudado muitos empreendedores a entender pontos importantes para a gestão de uma empresa.

Pergunta

Pois muito, durante a conferência, um desenvolvedor pediu a termo para fazer um questionamento a Jobs – e começou com um panegíricio: “Sr. Jobs, você é um varão claro e influente”, disse o varão. Sentindo o tom da fala, Steve Jobs retrucou de forma muito humorada: “Lá vem”.

E, de indumentária, a sequência da pergunta foi uma tentativa de criticar Jobs e colocá-lo contra a parede. Isso porque, em seu retorno à Apple, Steve Jobs freou diversos projetos que estavam em curso, para dar uma novidade direção à empresa.

“É triste e simples que, em vários assuntos que você discutiu, você não sabe do que está falando. Eu gostaria, por exemplo, que você expressasse em termos claros uma vez que, digamos, Java, em qualquer uma de suas encarnações, aborda as ideias incorporadas no OpenDoc. E quando terminar, talvez você possa nos narrar o que tem feito pessoalmente nos últimos sete anos”, disparou o desenvolvedor.

A resposta


Mal sabia ele que ajudaria a protagonizar uma das respostas mais interessantes do universo do empreendedorismo.

Em seguida ser alvejado à queima-roupa pelo questionamento, Steve Jobs, segurando sua tradicional garrafa de chuva, ficou um tempo cabisbaixo, pensando. Muitos achavam que ele havia sentido o golpe, mas o pai da Apple estava exclusivamente juntando os pontos de uma resposta que se tornaria épica.

“Uma das coisas mais difíceis, quando você tenta promover mudanças, é que pessoas uma vez que esse senhor estão certas em algumas áreas”, começou Jobs, antes de iniciar sua lição sobre visão estratégica.

Na sequência, ele reconhece que o OpenDoc provavelmente é capaz de fazer coisas que nenhum outro programa poderia, mas, logo, passa a levantar alguns pontos.

“A coisa mais difícil é: uma vez que isso se encaixa em uma visão coesa e mais ampla que permitirá vender 8 bilhões de dólares, 10 bilhões de dólares por resultado por ano?”, pergunta Jobs.

Ou seja, de negócio com o fundador da Apple, não adianta ter boas ideias isoladamente, se elas não se encaixam em uma visão coesa e estratégica do que a empresa pretende vender.

“Uma das coisas que sempre achei é que é preciso encetar com a experiência do cliente e retroceder até a tecnologia. Você não pode encetar com a tecnologia e tentar desenredar onde vai tentar vendê-la”, ensina Steve Jobs.

Ele ainda diz que, provavelmente, cometera esse erro mais vezes do que qualquer outra pessoa presente na plateia. E, depois, diz que sabe que era isso o que estava acontecendo na Apple no momento de seu retorno.

“À medida que tentamos produzir uma estratégia e uma visão para a Apple, começamos com quais benefícios incríveis podemos dar ao cliente, aonde podemos levá-lo. Não começando com: ‘vamos sentar com os engenheiros e desenredar que tecnologia incrível temos e uma vez que vamos comercializá-la”, complementou.

“Erros serão cometidos”


Por termo, Steve Jobs solidariza-se com as pessoas que vinham trabalhando no OpenDoc e em outros projetos que foram cancelados, mas afirma que que toda a equipe da Apple está trabalhando duro para que a novidade visão estratégica traga resultados.

“E, a propósito, alguns erros serão cometidos. Alguns erros serão cometidos ao longo do caminho. Isso é bom, porque ao menos algumas decisões estão sendo tomadas ao longo do caminho. E nós vamos encontrar os erros e consertá-los”, concluiu Jobs.

Visão estratégica salvou a Apple


A visão estratégica de Jobs e sua coragem para cancelar diversos projetos que não tinham unidade foi o que salvou a Apple da falência e a transformou em uma das maiores empresas do mundo.

Alguns anos mais tarde, a empresa da maçã mordida revolucionaria para sempre o mundo em que vivemos ao lançar o iPhone e dar início à era dos smartphones, que simplificaram a vida de todos em uma dimensão muito difícil de se calcular.

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