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Cenipa está com caixas-pretas da aeroplano que caiu no interno de SP

Cenipa está com caixas-pretas da aeronave que caiu no interior de SP
Cenipa está com caixas-pretas da aeroplano que caiu no interno de SP

Os técnicos do Núcleo de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já conseguiram descobrir as caixas-pretas, ou seja, os gravadores de dados e de voz da aeroplano que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interno de São Paulo. Os equipamentos serão encaminhados para Brasília para estudo dos dados.

Segundo o dirigente do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Mulato, são dois gravadores chamados de caixas-pretas: o Cockpit Voice Recorder, que grava as vozes dos pilotos e todo o som da cabine, e o Flight Data Recorder, que grava informações técnicas uma vez que velocidade da aeroplano, inclinação, se estava com os flaps ou o trem de pouso baixado.

“Isso é importante para a investigação, para gente conseguir reconstruir o acidente, de forma a entender aquela ocorrência para entregar a prevenção de acidentes e a segurança de transporte para a sociedade”, explicou.

Ele informou que os dados serão analisados com a maior rapidez verosímil, mas a investigação vai depender do estado em que os equipamentos foram encontrados.

“Depende do intensidade de ruína dos gravadores. Nós temos capacidade de fazer a extração estando os gravadores até muito danificados, mas depende de cada evento. Talvez, teremos que levar para o obreiro dos gravadores, nos Estados Unidos, pois temos grande urgência de deslindar o que aconteceu. Não consigo proferir agora com quanto tempo isso irá suceder”, informou Mulato falando sobre as caixas-pretas.

Atualmente, existem dois laboratórios no Hemisfério Sul com capacidade de investigar as caixas pretas, um na Austrália e outro no Cenipa, em Brasília.

O Cenipa não adiantou quais seriam as causas do acidente. Mulato informou que todas as informações sobre o voo serão analisadas para a elaboração do relatório final sobre o acidente.

“Tudo é muito importante para a nossa informação. A nossa investigação é integrativa e envolve fatores humanos, operacionais e materiais. Todas as informações, sejam elas de controle alheado, de meteorologia, tudo será coletado na primeira tempo para ulterior estudo dos dados”, disse.

Acidente alheado

A aeroplano, um turboélice padrão ATR-72, matrícula PS-VPB, caiu enquanto fazia o voo 2283, de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP). A queda ocorreu em Vinhedo, no interno de São Paulo, e deixou 61 mortos (passageiros e tripulantes).

Por Sabrina Craide – Repórter da Dependência Brasil  – Brasília

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