Dia dos Pais deve movimentar R$ 25,56 bi na economia, projetam CNDL e SPC Brasil
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O Dia dos Pais deste ano pode movimentar R$ 25,56 bilhões no negócio brasílico, segundo a Confederação Vernáculo de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Ainda de conformidade com a confederação, aproximadamente 110,9 milhões de pessoas residentes nas capitais devem presentear seus entes queridos.
A pesquisa revela que 32% dos entrevistados pretendem gastar mais que em 2023, enquanto 35% planejam manter o mesmo valor e 19% reduzir os gastos.
Entre aqueles que planejam gastar mais, 56% desejam comprar presentes de maior qualidade, 27% notaram o aumento dos preços e 23% tiveram melhorias na renda. Por outro lado, 37% dos que querem gastar menos enfrentam dificuldades financeiras, 28% querem poupar, e 14% precisam quitar dívidas.
“A pesquisa mostra uma segurança em relação aos gastos comparados com o ano pretérito. O consumidor está cordato e deve fazer muita pesquisa antes de comprar os presentes”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Desvelo com os gastos
Merula Borges, técnico em finanças da CNDL, recomenda cautela. “O número de inadimplentes no País tem derrotado recorde, o que impacta diretamente no consumo das famílias. Transpor da inadimplência é tão reptador quanto se manter fora dos cadastros de negativados. A prioridade deve ser o pagamento das contas e a negociação das dívidas. Não vale a pena se endividar para presentear”.
Valor médio do gasto e formas de pagamento
O valor médio gasto por presente deve ser de R$ 230, e 75% dos consumidores pretendem remunerar à vista, mormente via PIX (38%) e cartão de débito (21%).
A maior segmento dos presentes será em itens de vestuário (47%), seguida por perfumes e cosméticos (35%), calçados (27%) e acessórios (21%). A maioria (78%) fará pesquisa de preços, utilizando sites/apps (65%), redes sociais (41%) e shoppings (35%).
Lojas físicas X internet
Embora 69% dos entrevistados comprem em lojas físicas, 40% optarão pela internet, preferencialmente através de aplicativos (71%) e sites (59%).
As razões para escolher sites de varejistas internacionais incluem preços baixos (73%) e maior variedade de produtos (46%).
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