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Star Wars Outlaws é respiro de uma saga desgastada - Primeiras impressões

Há muito tempo, em uma galáxia não tão distante... não se falava mais em bons jogos da saga Star Wars. Simples, a série de filmes caiu um pouco no esquecimento até o ano de 2012, onde o universo criado por George Lucas ganharia novos ares, tudo depois a compra bilionária da Disney (US$ 4 bilhões para ser exato)

De lá pra cá, tudo mudou: cinco filmes (com mais quatro em produção), seis seriados, catorze animações e seis jogos fazem secção dessa grande vaga de produtos que a todo tempo, tentam descer goela inferior até dizermos “chega, já deu!”. Não me levem a mal, eu senhoril Guerra nas Estrelas, porém tudo tem limite.

Embora Star Wars Battlefront (2015) e Star Wars Battlefront II (2017) tenham mais erros que acertos, foi com a saga Jedi, iniciada por Star Wars Jedi: Fallen Order (2019) que a franquia teve um respiro nos jogos com exatamente aquilo que todo fã que se preze sempre pede: uma história boa. Seu sucessor, Star Wars Jedi: Survivor (2023) que também foi muito recebido por público e critica, veio para proferir que pelo menos nos games, Star Wars está em boas mãos.

Mas até quando vamos controlar personagens que possuem o poder da força, que brandem sabres de luz pra todo esquina? O universo da franquia é gigante, por que não recontar outras histórias? Mercenários, contrabandistas, fugitivos? Felizmente a Massive Entertainment e a Ubisoft não só ouviram esses clamores, uma vez que também resolveram recontar uma história inédita num mundo sincero pelos olhos de uma ladra e seu leal companheiro.

A invitação da Ubisoft, jogamos em 1080p via nuvem quatro horas de Star Wars Outlaws, jogo que se passa entre O Poderio Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. A seguir, nossas primeiras impressões do que pode muito muito ser um novo respiro na saga galática!

Um universo muito vivo

Nessa gameplay tivemos aproximação a dois lugares do planta de Outlaws: Toshara, uma lua desértica que vagamente lembra Tatooine se tivesse vegetação e Kijimi, um planeta gelado liderado pelo clã Ashiga, onde joguei somente uma hora das quatro disponíveis. Depois sua nave tombar em Toshara, Kay Vess é mandada para uma cidade próxima para encontrar peças e assim poder consertar os danos causados pela queda. Nas primeiras andadas com o Speeder (que é meio truncado na sua movimentação), é verosímil ver que realmente capricharam nas paisagens do planeta: cânions, vegetação e leitos de rio acabam te dizendo o caminho a seguir, sem precisar usar muito a bussola.

Porém os detalhes mais legais não estão no envolvente extrínseco, mas sim ao adentrar a cidadela. Um lugar sujo te espera, no melhor estilo Mos Eisley: música, pessoas que não dão a mínima pra você, conversas paralelas e apostas te esperam lá (sim, apostas: se você quiser apostar numa corrida de Fathiers ou jogar um truquinho também é verosímil). Se por possibilidade você ouvir alguma conversa de um NPC que te interesse, uma seta irá indicar o caminho dele (e sim, está tudo em português com dublagem confirmada).

Outrossim, alguns NPCs comentam certas ações ou eventos que acontecem dentro do jogo. Em certa secção, eu tive que me infiltrar no terreno de uma gangue inimiga (cá divididos uma vez que Sindicatos) e acabei causando um pouco mais do que devia, fazendo com que os personagens ao meu volta reagissem e comentassem o ocorrido.

Suas ações terão consequências

Em Star Wars Outlaws será verosímil fazer secção de Sindicatos, equivalente a gangues da qual terão alguma prestígio na sua jornada. É verosímil adentrar todas, porém saiba que uma vez que toda gangue, também existem rivalidades: você não será bem-visto se, por exemplo, fazer secção do sindicato de Jabba the Hutt ao mesmo tempo que participa do Clã Ashiga.

Cada sindicato possui missões diferentes, que irão lhe dar reverência dentro do lugar, além de itens e recompensas exclusivas que podem te dar vantagem nas lutas, uma vez que uma arma ou até granadas especiais. Existe uma regra implícita dentro do jogo que é: não roube de outros, mas se roubar... não seja pego. Algumas vezes você vai precisar restaurar qualquer item ou documento dentro de território inimigo, logo seja furtivo e pense muito! Se te pegarem, vai permanecer mal pra você.

Em certas partes da história, você terá que fazer escolhas que podem ser boas ou não, dependendo de que lado você está. Entregar alguém, permanecer quieto ou dar uma de sonso podem afetar sua história, porém não pude ver o quanto isso me afetaria nas quatro horas em que joguei ou se isso estará presente somente nas missões paralelas.

Foragidos de Star WarsStar Wars Outlaws permite fazer escolhas durante a história.

Outrossim, sua reputação conta em Outlaws: quanto mais crimes você cometer, mais no seu pé soldados e mercenários estarão para tirar aquela graninha no final do mês.

Jogue uma vez que uma infame e aprenda com isso

Talvez o que mais tenha me pego em Star Wars Outlaws tenha sido seu gameplay. Embora a Ubisoft esteja publicando, quem desenvolveu foi a Massive Entertainment (The Division, Avatar: Frontiers of Pandora), que se inspirou muito em seus trabalhos passados para fabricar a atmosfera de Star Wars.

Armada inicialmente com um gancho a lá Uncharted e um blaster, Kay pode interpolar entre dois modos de tiro: de plasma, feito para batalhar com inimigos e um tiro soturno, feito para derrubar alguns inimigos ou até robôs e câmeras, nocauteando logo que combinado. Conforme você luta ou atira na hora certa, seu sistema de adrenalina aumenta e te dá uma habilidade muito parecia com o Dead Eye de Red Dead Redemption, podendo derrubar vários inimigos de uma vez só (confesso que só usei uma vez).

Guerra das EstrelasCombate de Star Wars Outlaws.

Porém, se a bagunça não é seu estilo, é verosímil optar pelo lado stealth do jogo, e é aí que entra Nyx, seu parceiro e melhor colega. De primeira, parece que Nyx só te ajudará em algumas tarefas do jogo, uma vez que restringir botões inalcançáveis ou servir de sonar, mas ele vai aliás: sabotar alarmes, destruir sistemas, distrair inimigos ou até roubar são algumas das façanhas que esse bichinho extremamente fofo pode fazer. Ao contrário das águias da saga dos Assassinos, esse companheiro realmente serve para alguma coisa.

E por falar em roubar, o que seria de uma ladra sem seu pick-lock? De primeira é meio difícil entender, mas depois é perceptível a lógica: para terebrar trancas, você precisa convencionar a batida do cadeado junto do controle, zero de remoinhar o analógico para um lado e tentar terebrar com outro, sua memória e prontidão vão recontar cá. E uma vez que todo bom mini-game de hacking, Outlaws também tem o seu: para terebrar sistemas de computador, você terá que usar e desmandar da lógica nesse que parece uma versão de Termo (Wordle) das galáxias.

Sim, nós também temos naves

Durante a mostra antes de chegar em Kimiji nós participamos da primeira guerra de nave do jogo. Embora o cenário seja lindo (com recta a uma nave do Poderio destruída vagando supra do planeta), tive a sensação de que deixaram a jogabilidade no espaço por último, tendo melhores experiencias em jogos passados da saga.

O controle é um pouco confuso, já que a lógica que usaram para manobrar as naves é um pouco dissemelhante nos analógicos (um controla o eixo da nave enquanto outro controla o movimento). Não atrapalha, porém dá para ver que um tempinho a mais faria a diferença.

NaveNave em Star Wars Outlaws

Ok, mas e o load ao adentrar um planeta? Conforme demonstrado na última Ubisoft Forward, a tela de carregamento é “disfarçada” uma vez que uma transição ao entrar e trespassar de planetas. Pude ver isso de perto, tanto ao trespassar de Toshara quanto ao adentrar Kimiji, e posso proferir isso diretamente a você, dona Ubisoft: dê um aumento para quem teve essa teoria. É impossível não confrontar com Starfield, porém esse pequeno pormenor faz com que a submersão seja maior, ainda mais se tratando de Star Wars.

Novos ares para uma franquia datada

Nessas quatro horas de Star Wars Outlaws, se teve um tanto do qual posso proferir sem pavor qualquer é que sim, me diverti muito jogando. Embora o jogo tenha alguns erros (controle de naves confuso, lugares sem indicação para salto ou subida), parece ser um tanto contornável até seu lançamento que é agora, dia 30 de agosto.

Se por qualquer possibilidade você estava cansado de batalhas de sabres de luz e do famoso muito contra o mal, Outlaws parece que será o respiro visível numa saga que mais tem apostado em quantidade do que em qualidade. Assim uma vez que Rogue One e Andor, de vez em quando é bom mudar a perspectiva para aqueles que lutam para sobreviver numa galáxia que não ajuda os desafortunados. E nesse quesito, a Ubisoft mandou muito demais.

Star Wars Outlaws tem lançamento marcado para 30 de agosto no PC, PlayStation 5 e Xbox Series S e X.

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